Dicas para deixar a Leitura Obrigatória mais agradável

Ler, e infelizmente eu digo isso com muito pesar, é um peso para muita gente. Sentar e apreciar uma leitura, seja de livros, revistas, etc não é o passatempo preferido de todos os estudantes de hoje. Mas temos algo em nossa vida acadêmica chamado Leitura Obrigatória e talvez seja isso que torne esse processo tão doloroso para alguns.

A Leitura Obrigatória consiste em uma lista de livros que são essenciais para se sair bem no vestibular. Você pode encontrar essa lista aqui. Seja para ajudar na interpretação de texto ou porque haverão perguntas relacionadas ao livro. A lista é formada de grandes autores da literatura brasileira e suas obras são um tanto “antiquadas” para essa geração que vai fazer o vestibular. Livros com uma linguagem mais antiga, que exigem uma concentração maior para se atentar e entender a história que está sendo contada.

Sem título-2
Alguns dos mais interessantes dessa lista

Porém, existem alguns truques que podem te ajudar a passar por esses livros, e quem sabe até gostar. Pois não são apenas livros bases para passar no vestibular, são também grandes obras que devemos ter na nossa bagagem literária.

Então, aqui vão algumas dicas para deixar sua leitura muito mais legal:

1- Procure outras maneiras de conhecer a obra

Pra explicar essa dica, vou usar uma experiência. Quando tive que ler “Vidas Secas” uma companhia de teatro estava passando na minha cidade fazendo a peça desse livro! Fui ver assim que soube e foi ótimo ver a obra com vida antes de ler, eu sabia como criar aquele cenário para a minha leitura. Então procurem por filmes, peças, o que for, mas mesmo assim leia o livro! haha

2- Procure saber mais sobre o autor

Isso é muito importante. Conhecer as referências de um escritor e ter uma noção de como ele escreve e sobre o que ele escreve te ajuda a ter uma prévia de como será o livro e até entender as intenções do autor em algumas passagens.

3- Procure saber sobre a obra

Quando foi escrita, em que situação estava o Brasil quando foi escrita, se é uma crítica ou denúncia, tudo isso são fatores que te ajudarão no entendimento da obra e até torná-la mais legal. Quem nunca parou o livro porque ficou boiando na história? haha

Mas, Gabriel, eu só quero ir bem no vestibular e não quero gastar dinheiro comprando livros!

Ok, eu te entendo, ou acho que entendo… A questão é que para a nossa sorte a literatura brasileira pode ser encontrada a preços sensacionais em sebos e até mesmo em livrarias! A Saraiva possui uma coleção de livros de bolso com obras brasileiras e estrangeiras.

A Coleção Saraiva de Bolso reúne livros compactos e em edições renovadas e revisadas que custam por volta dos R$12,00 e R$14,00. Todos os meus livros da literatura nacional são dessa coleção e vale muito a pena! Mas se você não é do tipo que coleciona livros, ainda temos bibliotecas para te ajudar e as dicas continuam valendo.

P_20150724_225843_1-2
As minhas edições da Coleção Saraiva de Bolso

Espero que com esses truques vocês façam um bom vestibular e mais que isso, espero que achem um jeito de gostar de ler e se interessem por outras obras depois dessa tensão enorme das provas. Vai por mim, eu super te entendo.

Boa prova e boa leitura.

Um beijo e um queijo 🙂

Deixe um comentário

